“O Aniversário, o Concerto”
Um ser humano pode ser talentoso e boa pessoa. Pode ser generoso e famoso. Pode ser humilde e ter muito sucesso. Pode. Pode e deve. Como Rodrigo Leão.
25 anos de qualidade e inovação mantendo a integridade, não é para todos. Os Sétima Legião, eram fantásticos. Madredeus, fenomenais. E Rodrigo Leão? Que adjetivos usar para a genialidade, o talento, a inovação, a criação do artista? A simplicidade, bondade, humildade, alegria, respeito pelos outros, da pessoa? Alguém capaz de criar música delicada, doce, íntima, enternecedora, acolhedora, que une os corações da humanidade. Me faz chorar de alegria, de felicidade, de nostalgia. Porque é uma música que fala, que faz companhia, que nos protege, que acompanha nossa vida. Quantas pessoas temos na nossa vida que fazem o mesmo? Rodrigo Leão parece ter um jardim florido e de aromas apaziguadores na sua alma. Deve ter um mundo extraordinário circulando dentro de si, que deixa lentamente sair, em gotas, para não nos assustar com a sua grandeza. “Intento” uma dessas gotas. Ouvir música que comunica com as pessoas, conversa com quem a ouve sobre sentimentos, tenta sempre dizer o quanto é imensa a doçura e carinho que se pode ver no mundo e pelos outros é...avassalador.
Tem colaboração com muitos músicos. Trabalha com músicos que se tornam amigos. Tem várias cantoras excepcionais que cantam suas músicas.
Rodrigo Leão é um orgulho português como artista e um ser humano como todos devíamos ser.
Ana Santos, professora, jornalista
Há uma coisa totalmente espiritual, cristalina - nem sei explicar muito bem porque “vejo” a música dele – que toca de verdade, sem metáforas, sem análises hipotéticas.
Há tanto tempo ao redor de audiovisual, quando quero “ver” alguma coisa na condução de uma edição, sempre apelo para as trilhas sonoras – uma mania. Rodrigo Leão nasceu assim pra mim. Poucas pessoas – me lembro de Ennio Morricone – nascem com essa capacidade de atrair para o simbólico a sensação concreta. O espiritual a que me refiro com Rodrigo não tem nada de abstrato. É mesmo a visão da emoção que ali é pintada em notas e não em cores, em harmonias, em ritmos – como se ele tivesse uma estranha mão concretizadora de abstrações, em sensações sólidas, concretas.
Ter o Bug Latino ao redor de qualquer trabalho de Rodrigo é mais que uma honra – é um sonho que a gente só percebe que teve quando ele se concretiza, materializa ali, na sua frente, na sua vida. Colocar isso em palavras é uma alegria.
Algum dia quero muito ter o prazer de, como Ana Ribeiro apenas, poder viver concretamente a experiência completa “Rodrigo Leão”. Por enquanto, o Bug me representa e eu vejo através de seus braços o significado de comunicar, falar, sentir, pôr em palavras tudo isso e se sentir viva, dentro de um corpo pulsante, que vê ao ouvir Rodrigo Leão e sentir pressentir sua energia – não como qualquer energia, mas como a energia genial das coisas complexas porque são sensações simples - nos pegam desprevenidas.
É vital. Espiritual. Isso tudo é simplesmente Rodrigo Leão.
Ana Ribeiro
Diretora de teatro, cinema e TV
Depoimento 1 de quem assistiu ao concerto: “Foi com enorme prazer que assisti, ao concerto desse grande senhor da música, Rodrigo Leão.
Depois de um dia de trabalho, foi reconfortante assistir ao espetáculo deste grande compositor e músico, na nossa grande sala de espetáculos, o nosso "Coliseu do Porto".
A sala estava quase repleta, com pessoas maioritariamente da minha geração - meia idade, embora também estivessem alguns casais jovens. O ambiente era bastante confortável e acolhedor.
O concerto abriu com sons do jovem guitarrista, "Francisco Sales" que nos presenteou com o som da sua guitarra, que cantava por ele tal era o som que nos transmitia. Adorei!
Seguiu-se então o grande "Rodrigo Leão" que foi recebido com uma grande salva de palmas e presenteou toda a sala com um maravilhoso espetáculo de luz e som. Através das suas músicas podemos ouvir e sentir uma maravilhoso tango, uma bela interpretação de música clássica ou até uma alegre música brasileira.
Todas as músicas da sua orquestra, são acompanhadas de imagens de luz, que nos fazem viver momentos de introspecção, são composições que passam rapidamente de momentos de revolta a momentos de paz, tudo isto através das imagens que vão passando na tela, da luz e do som, em que todos os elementos estão em sintonia e nos fazem relaxar, viajar e ao mesmo tempo experimentar diferentes emoções.
Quanto ao nosso olhar sobre o espetáculo, ambos sentimos que existem temas que convidam a olhar para dentro de nós, que nos fazem viajar no nosso interior, assim como temas alegres que nos fazem sonhar e nos transmitem muita paz e serenidade.
Gostamos muito, ficamos muito gratos por termos assistido a este maravilhoso concerto, que nos fez relaxar e ao mesmo tempo viajar através dos nossos sentimentos.”
Maria de Fátima Anselmo
Depoimento 2 de quem assistiu ao concerto:
"No dia 7 de Novembro realizou-se um espectáculo musical no salão nobre da cidade do Porto, o nosso Coliseu. Grandioso espectáculo proporcionado pelo não menos famoso "Rodrigo Leão" e sua orquestra Organização cinco estrelas a cargo de Fidelidade, Uguru e RTP. Espectáculo onde destaco os instrumentos de cordas, dando uma vida extraordinária aos temas cantados e instrumentais. Destaque para a violoncelista, que com os sons do seu violino nos transportava a outros locais. Simplesmente fabuloso! Destaco também o maravilhoso espectáculo de luz e som. Adorei o espectáculo, que terminou com o público aplaudindo de pé com uma grande salva de palmas Um grande agradecimento ao "Bug Latino" e às produções "Uguru" que nos proporcionaram esta inesquecível noite. O nosso muito obrigado."
Inocêncio Belmiro Soares
O BUG Latino agradece mais uma vez a gentileza da UGURU Produções e a cortesia dos bilhetes. Muito gratas
Link do Site da UGURU Produções
http://www.uguru.net/
Foto 1 e 2 - UGURU Produções
Foto 3 e 4 - Maria de Fátima Anselmo
Só lamento não ter podido estar nessa sala mágica que é o Coliseu do Porto para me "embriagar" com os sons melódicos que saem dos temas desse grande compositor e intérprete que é o Rodrigo Leão ... Ouço-o muitas vezes porque tenho um disco dele e vejo-o sempre que aparece na TV. A sua música , influenciada por outras culturas que ele conheceu nas suas divagações pelo Mundo , tem os mais variados sons e ritmos . Ele banhou-se nas doces melodias do Oriente , no ritmo e na cor dos sambas brasileiros e inspirou-se nos nossos clássicos para nos transmitir a leveza , a intimidade e a melodia que nos faz voar e sentir essas magias, que nos penetram e nos fazem sonhar ... A sua música agrada a todas as gerações, das mais velhas ( como é o meu caso) às mais jovens, por isso não me admira o entusiasmo com que falam do seu concerto/aniversário, as duas pessoas que tiveram a possibilidade de o ouvir ao vivo, representando o Bug Latino. A primeira fala também do ambiente da sala e da encenação que é sempre esmerada e moderna. Falam ambos do entusiasmo e da vibração que os seus temas provocaram no público. Como eu os compreendo!... Espero ainda ter a possibilidade de o escutar em directo e aconselho a todos a sua música ... Rodrigo Leão é um musico clássico e intemporal e há longos anos já que o escutamos sempre com o mesmo prazer e admiração. Que nos seduza ainda muitos mais anos ...
Maria Lúcia Levert, Strasbourg - França