Eu amo voz. Acho que é o verdadeiro traço que temos com o divino, na Terra. Quando o Bug Latino recebe, em Portugal, entradas para grandes espetáculos, a primeira coisa que me ocorre é um pouco egoísta porque afinal recebemos e quase sempre convidamos um par de pessoas para irem no nosso lugar.
Receber entradas para “perder” um espetáculo com Andreas Scholl, na Casa da Música do Porto é desconsolador e feliz. Ele é um gênio que controla a voz e a coloca junto à dos anjos quando a “ejeta” no ar como uma cápsula cuja explosão é capaz de ocupar todos os espaços. É como uma viagem – com ele temos o melhor de Bach, o melhor da voz, o melhor da música barroca... o melhor de nós.
A Orquestra Barroca Casa da Música é incrível e Bach e Vivaldi... ai... Tem um drama nas notas, um alpinismo vocal entre graves e agudos, um trânsito inconfundível de vida, de trabalho, de genialidade enquanto forma de vibração – não sei se entendem porque é muito difícil conseguir palavras para sentimentos e sensações. Mas quanto um intérprete compreende, realiza dentro de si o que um compositor sentiu e traduz isso, nós alcançamos o que eu acredito ser a comunicação com os deuses – sejam eles quem forem.
Sustentar uma nota e isso ser límpido, claro, quase infantil de tão puro; um som tão perfeito que parece ter sido feito para ser feito daquela forma e de nenhuma outra – e nesse caso as redundâncias verbais têm sentido e são todas necessárias porque nossos ouvidos precisam dessa purificação para conseguirem finalmente se entregar a ação de ouvir.
Quem recebeu os convites, se sentará na filaVV e terá o privilégio de amadurecer até o estágio da audição pura das crianças ou dos anjos e simplesmente... ouvir...
O fato de amarmos tanto a voz e suas nuances me torna feliz por fazer alguém que não seja eu, feliz. Hoje, então, Andreas Scholl – um nomeado ao Grammy - e a Casa da Música do Porto, com Filipe Quaresma no “cello”, receberão a energia das divindades da música e ali, o Bug Latino terá duas pessoas que serão por eles tocadas. Precioso. Lotado. Celebrando vacinas, vida, alegria, audição coletiva. Celebrando olhar para o lado e ver alguém que se ama.
Precioso.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
É um orgulho enorme ter, na cidade do Porto, um espaço musical e cultural como a Casa da Música. E esse orgulho ainda fica mais intenso quando, a 7 mil quilómetros, temos a possibilidade de divulgar alguns dos seus incríveis eventos, como o Festival “À Volta do Barroco”. Salvador e a Bahia precisam saber da existência deste festival e seria maravilhoso que se pudesse criar parcerias com a Casa da Música.
Os Festivais do Barroco da Casa da Música são sensacionais. Sempre foram. Este ano tem uma programação, de novo, incrível.
Sala Suggia, com sua beleza e sendo umas das salas com uma das melhores acústicas do mundo, torna esses momentos ainda mais especiais.
Concerto dividido em 4 momentos maravilhosos: J. S. Bach, Sinfonia da Cantata BWV 42; J. S. Bach, Cantata “Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust”, BWV 170; Antonio Vivaldi, Concerto para violoncelo e orquestra em Dó menor, RV 401; Antonio Vivaldi, Stabat Mater. Stabat Mater, é sempre uma escolha encantadora, mas todas as escolhas são sensacionais. A Cantata “Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust”, BWV 170, não conhecia e adorei ouvir.
Um concerto intenso, belo, emocionante, com um dos melhores cantores líricos da atualidade, Andreas Scholl. Uma voz de anjo. Família de cantores, iniciou sua formação num coro com tradição de 650 anos - Kiedricher Chorbuben. Impressionante! Tendo esse início de vida tão propulsor, aliou trabalho e talento e tem feito um percurso profissional invejável, tendo sido mesmo nomeado para um Grammy Award. Sem você saber, pode ter ouvido sua voz em alguma sala de cinema: “007 Spectre”, “O Mercador de Veneza”, para citar alguns dos filmes onde sua voz encanta. Se algum dia estiver numa cidade onde Andreas Scholl vai cantar, não perca. Em Salvador – Bahia, anseio pelo dia em que será possível ouvi-lo.
O concerto inclui o orgulho português, Filipe Quaresma, no violoncelo e a direção musical de Laurence Cummings, com a Orquestra Barroca Casa da Música. Músicos com percursos profissionais notáveis.
Uma noite de sonho!
O Bug Latino agradece humildemente a gentileza e o carinho da Casa da Música em nos incluir num momento musical tão especial! Gratidão imensa.
Ana Santos, professora, jornalista
Concerto incluído no Festival “À Volta do Barroco”, de 5 a 21 de novembro de 2021
“O REGRESSO DE ANDREAS SCHOLL”
Terça-Feira, 16 de novembro de 2021, 21h
Sala Suggia
Orquestra Barroca Casa da Música
Laurence Cummings, direcção musical
Andreas Scholl, contratenor
Filipe Quaresma, violoncelo
J. S. Bach Sinfonia da Cantata BWV 42
J. S. Bach Cantata “Vergnügte Ruh, beliebte Seelenlust”, BWV 170
Antonio Vivaldi Concerto para violoncelo e orquestra em Dó menor, RV 401
Antonio Vivaldi Stabat Mater
Considerado um dos contratenores mais brilhantes da música erudita, Andreas Scholl regressa à Casa da Música para um concerto que certamente irá marcar a temporada da Orquestra Barroca. Nesta noite, reúnem-se na Sala Suggia dois verdadeiros colossos do Barroco alemão e italiano: Johann Sebastian Bach e Antonio Vivaldi. Scholl empresta a voz a duas obras das quais se tornou um intérprete de referência: uma das mais originais cantatas de Bach, especialmente célebre entre contratenores do mundo inteiro, e o Stabat Mater de Vivaldi, obra naturalmente associada ao período pascal. No âmbito do ciclo de concertos para violoncelo que atravessa a programação de 2021, a Orquestra Barroca apresenta como solista Filipe Quaresma, músico pertencente à formação e também a agrupamentos internacionais como a Orchestre Révolutionnaire et Romantique.
Site da Casa Música
Comentário das colaboradoras:
"Andreas Scholl na Casa da Música, foi uma experiência arrebatadora por mim vivida!
Uma sala cheia de pessoas novas e interessadas!
Foi uma experiência única. Nunca tinha ouvido este estilo musical, e adorei.
Obrigada por todo este momento maravilhoso."
Fátima Novais
"Adorei ver o Andreas Scholl na sala da Casa da Música.
Não conhecia o músico, mas tentei saber antes quem este músico era.
Foi maravilhoso ver os imensos aplausos de um momento que me conquistou desde o início.
Muito agradecida por esta oportunidade."
Otília Duarte