O céu - na minha opinião, claro – não é um lugar desanimado, ao contrário – quando penso em felicidade e equilíbrio, penso em música e automaticamente, o gospel americano invade a alma, inunda, banha tudo.
Ver um coral como este é visitar o céu e ser capaz de voltar e contar como foi. É estar diante do que se imagina divino. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1). Isso é a definição de um coral com as qualidades do Harlem Gospel Choir.
Não quero falar tecnicamente de nada, embora eu só tivesse elogios a dar. Mas, num momento onde o mundo soluça, num momento onde olhamos o que acontece e muitas vezes nem conseguimos realizar as ações, embora esteja tudo exposto, bem à nossa frente, quero muito olhar para eles e ver um símbolo de Natal, um toque de Deus no nosso coração, pedindo um pouco mais de esforço e paciência.
A magia de uma voz é algo inexplicável: é apenas ar expirado atritado entre duas pregas vocais e a gente vê a presença de Deus ali na harmonia, no equilíbrio dos tons, nas notas sustentadas, nas segundas e terceiras vozes totalmente alinhadas, partes umas das outras.
O Bug Latino ter podido estender a vivência dessa esperança para duas pessoas que da primeira fila puderam sentir, muito mais do que puramente ouvir, é um privilégio, é outro milagre. Podermos expandir energia, unir forças ao ouvir música, ao ouvir vozes que a entoam, é dar um passo em torno de uma evolução que inclua dedicação, disciplina, amor, alegria. E isso, amigos, são presentes. Mil ouvidos para ouvir, mil vidas para viver mais uma vez. Porque o que é espiritual e ao mesmo tempo visível precisa ser apontado e depositado nos nossos lugares sagrados, estejam onde estiverem dentro de nós.
Parabéns é pouco. A melhor palavra que existe para um espetáculo assim, aqui na Bahia, se chama AXÉ (quer dizer alguma coisa parecida com BENÇÃO). Que todos tenham conseguido absorver e espargir o AXÉ que foi distribuído ontem para todos. AXÉ BABÁ!
Ana Ribeiro, diretora de televisão, cinema e teatro
“...it is more than a show, it’s a feeling...”
Papa João Paulo II
“Nossos princípios são os mesmos de Martin Luther King Jr. Tentamos espalhar esperança, amor e paz. Trabalhamos para construir um mundo melhor”, comenta
Anna Bailey, irmã do fundador do grupo. Durante uma cerimónia de homenagem a Martin Luther King, em1986, seu irmão, o produtor norte-americano Allen Bailey decidiu criar o Harlem Gospel Choir.
“Anjos de Harlem”, considerados um dos grupos Gospel mais famosos do mundo, tem uma lista invejável de personalidades com quem ou para quem cantaram como Barack Obama, Papa João Paulo II, Nelson Mandela, Paul McCartney, Gorillaz, Diana Ross, U2, só para referir alguns dos mais notáveis. São convidados constantemente para cerimônias ou espetáculos de solidariedade.
Cantaram no funeral de Michael Jackson. Allen Bailey, era amigo de Michael desde o tempo dos Jackson Five. “Michael Jackson era mais que um cantor, ele foi a mudança do mundo” comenta Alana Alexander, elemento do grupo.
A alegria de celebrar a vida é sempre surpreendente. Uma entrega corporal, espiritual, sensorial dos cantores, que incendeia o público. Estimulam a dança, o canto, mexendo corpo e alma, chacoalhando todas as poeiras de preconceito, rituais, medos, porque afinal é só dançar e cantar e afinal é só viver tentando ser feliz em todos os momentos que for possível.
O canto nos estados unidos é uma ferramenta muito bem aproveitada, dinamizada e desenvolvida. A quantidade de vozes de qualidade que este país oferece ao mundo é impressionante. A maior parte surge nas igrejas.
Os Harlem Gospel Choir, cantam com alegria, com entrega, espalhando bons sentimentos e isso é salvador, por ser uma fuga saudável dos aspetos menos bons da vida. E ajuda a mudar a imagem de um bairro de NY como o de Harlem, a manter as caraterísticas de origem africana e a mudar o mundo porque o orgulho de viver nos lugares passa a estar associado a coisas boas como cantar e dançar.
E você? Já experimentou cantar e/ou dançar um pouco quando a vida fica muito pesada? Devia experimentar porque ajuda muito mais do que você imagina. Deveria ser um medicamento receitado pelos médicos, mesmo que você só possa mexer a cabeça. Experimente.
Ana Santos, professora e jornalista
“Ontem na Casa da Música assistimos a um deslumbramento musical a nível espiritual do Ser mais profundo, que diria o fazendeiro do “Novo Mundo” se lhe fosse dada a possibilidade de assistir a tão eloquente grito de criação artística, que evoca tempos de sofrimento que felizmente estão enterrados para sempre?
Possivelmente iria perceber que ao lado da sofisticação artística que este tipo de música atingiu, foi acompanhada pela religiosidade (outra “coisa” do espírito) que dada a génese deste fenómeno artístico, tem a função pacificadora entre o antes e o depois , entre o escravizador e escravizado, tornando-se assim num “instrumento” de Paz.
O HARLEM GOSPEL CHOIR com 09 elementos e já com 30 anos de carreira, encantou com as suas criações assim como com clássicos como “Amazing Grace”… onde teve a possibilidade de demonstrar todo o virtuosismo vocal dos seus elementos. No entanto o ponto alto foi, quanto a mim a evocação de Aretha Franklin em clássicos de Soul Music como “Oh Happy Day” e “Respect” .
Está assim mais uma vez de parabéns a Casa da Música por ter proporcionado esta oportunidade aos portuenses, que a agarraram bem enchendo por completo a sala Suggia.”
Daniel Sá
“Caros amigos tivemos a oportunidade de assistir a um concerto na sala Suggia na Casa da Música que nos remeteu para os primórdios da espiritualidade negra americana. Os Harlem Gospel Choir ofereceram-nos hoje uma viagem pelos maiores êxitos da sua muito celebrada carreira, capaz de elevar os espíritos e de inundar de Paz e Alegria qualquer plateia. Esta dissonância parecendo um paradoxo é sentida a cada momento do espectáculo, tornando-se num momento único de prazer.
Parabéns Casa da Música por mais este momento!”
Lúcia Quintas
O Bug Latino agradece a cortesia dos bilhetes, o profissionalismo e as escolhas maravilhosas que UGURU Produções traz a Portugal. Muito gratas
http://www.uguru.net/artista/harlem-gospel-choir-2/
http://www.harlemgospelchoir.com/