Eu poderia ficar aqui fazendo suspense, mas não vou fazer: AMEI! Bastou colocar pessoas já meio coroas (como eu), diante de problemas que existem atualmente pra serem abordados por atores tão absolutamente competentes como De Niro, Anne Hathaway e Rene Russo pra gente rir e afinal repensar muita coisa.
Comédia de costumes tem esse tom de delícia, sempre que é bem feita – e essa foi. Expõe com bom humor a diminuição do vocabulário da nova geração, a pouca habilidade na solução de problemas, a imaturidade, o repertório de saídas verbais muito menor, o preconceito contra os ditos idosos – e isso só pra começar.
Claro que tem bastante água com açúcar – o que você esperava? – mas a abordagem cabe no nosso momento mundial, onde todos preferem apontar problemas do mundo – mas pouca gente se disponibiliza a resolver algum. Sobra espaço pra se colocar atenção e delicadeza como ingrediente principal para a resolução de problemas e o filme cumpre o que promete.
As cenas são sempre delicadas – mesmo quando incluem a profunda ignorância dessa geração em relação à anterior. Nessa medida cuidado, o filme ganha vantagem para abordar questões mais difíceis como traição, além de apontar que o papel do homem não é imutável e que ser dono de casa é tão importante quanto ser CEO – depende da conjuntura ao redor da vida de cada um.
A interpretação é leve, mas certeira; há uma dor não nomeada, há a colocação da palavra humana no seu lugar – e seu lugar é a glória – há momentos de humor preciosos, há um cenário incrível, cenas muito bem construídas. E principalmente: o roteiro fala de modo certeiro do esgarçamento das relações e do quanto isso faz sofrer quem não percebe porque as coisas não funcionam como deveriam.
Um filme calmo, onde você acaba melhor do que quando começou, perde o ataque de sono que estava antes e se entrega ao momento. Um luxo pra quem, como nós, vê a realidade, a Covid, os 600 mil mortos, o vexame dado em Nova Iorque, o dedo do meio do ministro, a falta de educação, de postura, de atitude – chega de falar pra não estragar meu momento feliz.
Ana Ribeiro, diretor de cinema, teatro e TV
Um grande filme. De forma descontraída, fala de assuntos bem sérios da vida: o vazio da aposentadoria / reforma, o atual vazio da comunicação das gerações mais jovens, as novas formas de relacionamento profissional, as redes sociais, os gadgets, e muito mais.
Um roteiro muito bom, dois atores incríveis: Roberto de Niro e Anne Hathaway, e um grande filme acontece. Se prepare para dar boas risadas, no meio delas se questionar sobre assuntos importantes da sua vida e passar um serão fofo, tranquilo e feliz. Que saudades de momentos assim!!!
Relacionamentos pessoais e profissionais cada vez mais pobres, mais vazios, menos intensos, menos verdadeiros. Cheios de sorrisos e palavras belas mas totalmente vazias. As roupas, os comportamentos, as decisões de vida, cada vez mais de acordo com os grupos que quero pertencer, sem me questionar se essa é a minha verdadeira natureza, os meus reais desejos. Incrível como a vida quando não está bem, ainda pode piorar. Que loucura! E no meio disto tudo um homem bem mais velho, com hábitos e comportamentos de outras gerações, considerado antiquado, ridículo, trazendo humanidade, sensibilidade, organização, bom senso, vida real. Um homem como muitos e muitas que a sociedade descarta porque chegaram ao momento da aposentadoria / reforma e a partir daí deixam de prestar...?!?!?!
Jovens que não sabem falar do que desejam, do que pensam, do que sentem. Que se escondem nas redes sociais. Com níveis elevados de frustração. Cheios de licenciaturas e graduações e formações nas “grandes” universidades mas de “coração” e sentimentos verdes, verdinhos.
Um final discutível na vida real, mas não vou dar spoiler. Veja você mesmo. Imperdível.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: O viúvo de setenta anos de idade, Ben Whittaker, descobre que a aposentadoria não é tudo o que está pronto para ser. Aproveitando a oportunidade de voltar ao jogo, ele se torna estagiário num site de moda online, fundado e dirigido por Jules Ostin.
Diretor: Nancy Meyers
Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo.
Informação e Trailer: