Um DOC que se faz em 11 minutos e tem força pra questionar o nosso medo do novo e preconceitos sobre o comportamento do homem diante da transição de um filho. Lindo filme. Nada de edição rebuscada – como a do Bug Latino, por exemplo. É aquele corte brutinho, que se garante no olhar de cada pai, quando fala.
O filme acaba e a gente precisa ficar envergonhado por não fazer o suficiente pra acomodar as emoções das famílias, das pessoas, cada vez mais nas nossas. Essa coisa de religião julgar pessoas... é um escândalo que precisa acabar. Deus não está em nenhum lugar que aponta o dedo na cara de ninguém.
Assistam. Em 11 minutos que não escamoteiam nada, você vai crescer um pouco mais.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Muito curto, muito pequeno, mas muito intenso. Pais que passam um final de semana pescando, sem se conhecerem. Um deles, chef de cozinha, faz a comida. Nos momentos de descanso, falam, desabafam sobre como percebem agora, as dificuldades que enfrentam os seus filhos ou filhas trans: na escola, com os amigos, a comunidade, a rua onde sempre viveram, etc. É que as pessoas são sempre muito modernas e sem preconceitos – na sua frente. Mas elas excluem, elas gozam, elas diminuem, todos os que não são iguais e formatados. É muito bonito e emocionante ouvir estes pais dizerem coisas simples como que a comunidade do chef de cozinha insinuou que a profissão dele não era muito masculina – tentando justificar porque seu filho, afinal é uma filha trans. As pessoas sabem sempre tudo sobre os assuntos que não entendem nada. É horrível, triste, irritante, desalentador. Mas ver estes pais olharem a verdade de frente é muito animador. Desejo que possam ser referências para outros pais que não sabem como proceder ou que fazem de conta que não sabem, ou que fazem de conta que aceitam.
A sociedade é uma entidade que devia proteger todos, mas ela exclui os mais frágeis, os que vivem verdadeiramente o que são. Quando melhoramos, mudamos, nos tornamos gente de verdade?
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: É centrado em seis pais enquanto eles se reúnem para uma pescaria. Aprendemos o amor pelos seus filhos trans e LGBTQ, os seus medos pela segurança dos seus filhos e a urgência de lutar pelo terreno em que todos eles se posicionam.
Direção: Luchina Fisher
Elenco: Peter Betz, Stephen Chukumba, Frank Gonzales.
Trailer e Informações: