
Talvez não haja nada mais determinado do que um coração de mãe. Tantas vezes eu já vi a esperança e a obstinação vencerem vaticínios que nem me espanto mais. E em OS DOIS HEMISFÉRIOS DE LUCCA isso acontece sem parar.
Baseado em fatos reais, como eu amo, toda a progressão do filme caminha de acordo com a evolução do caso Lucca – o começo é lento e difícil, cheio de questionamentos e discussões de um casal amoroso – enormemente amoroso, aliás.
Nós somos colocados diante de um tratamento, suas idas e vindas, pioras e finalmente vermos as melhoras acontecerem – claro que sempre tem um representante mau caráter, desvio de dinheiro e tudo o que está ao redor do interesse financeiro e da dor familiar.
Mas vale cada minuto, você verá. Mariana Chenillo assina a direção e faz a protagonista, a mãe e como foi especial o que criou. Juan Pablo Medina tem uma delicadeza, as crianças um carisma – cada momento com eles é uma aula sobre funcionamento coletivo, família, amor.
Claro, o normal é a saúde. Mas ver toda a ação, todo o esforço, recria em nós aquela capacidade de dar o último impulso e vencer, ainda que vencer não signifique a cura, mas o progresso. E progredir, caminhar é tão importante quanto vencer muitas vezes.
Vejam com seus pais, perguntem sobre doenças, preocupações com a saúde, queiram saber, se interessem pelo que aconteceu e a forma como todos agiram.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Do que é capaz uma mãe? E se essa mãe carregar a culpa pelo estado de saúde de um dos filhos?
Neste filme assistimos a um história impressionante, baseada em fatos verídicos. Um filho com paralisia cerebral que tem uma família incrível buscando todas as possibilidades de melhorar sua qualidade de vida. No meio dessa família uma mãe que se esforça mais ainda, ao ponto de tentar um tratamento inovador mas ainda duvidoso para o mundo acadêmico e médico, na Índia.
Um filme que nos mostra como nós podemos fazer coisas que parecem mágicas, coisas que mudam nossa vida, a vida dos que amamos, mesmo com muitas contrariedades, com medo, com injustiças. Seja o que for que nos dificulta a procura na vida, nossa luta, esperança e dedicação podem muito. Muito mesmo.
Não perca este filme.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Determinada a ajudar seu filho, que tem paralisia cerebral, Bárbara leva sua família à Índia para um tratamento experimental.
Direção: Mariana Chenillo
Elenco: Bárbara Mori, Juan Pablo Medina, Danish Husain
Trailer e Informações: