Que medo. A mente humana usada para perverter, enganar, ludibriar, usar, explorar. E as redes sociais como patamares facilmente utilizáveis para isso. A história de Kat Torres é cheia desses ingredientes – que agora vemos cada vez mais amiúde na internet: “fique rico, realize todos os seus sonhos, quem manda na sua vida é você”, etc convive com a nossa vida atual, junto com o alô de sempre: “Fala galera do YouTube”!
Muito perigoso quando as pessoas acreditam que vão mesmo conseguir comprar alegrias, felicidades e bem estar, ao invés de conquista-los, senti-los, amadurecê-los dentro de si.
- “Compre o chá que derrete a gordura, que cura problemas renais ou Alzheimer ou depressão”... – e o que realmente acontece na sua vida é escravização da sua personalidade, emoção, ação, função social – tudo em você.
Mais do que um DOC, a entrevista feita pela BBC é um aviso a gerações que compram e querem continuar comprando preenchimento, botox, felicidade, a encher os enormes buracos de sua vida com dinheiro, mentorias, tutoriais e acabam perdendo tudo, sendo usados como objetos sem valor nenhum, num redemoinho ultrajante, impiedoso.
Ver essa entrevista em família, com filhos e netos é imperioso. Falar que essa milenar busca espiritual do ser humano nunca vai ser objetal também é imperioso. As pessoas estão muito enganadas se acham que podem apenas comprar o que não aprenderam a conquistar por si mesmas.
Assistam sem falta.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Quantas Kat Torres existirão por aí? É impressionante, quando estamos doentes e desequilibrados, o que somos capazes de fazer aos outros e a nós. Uma mulher linda, com um percurso de vida corajoso – veio de uma zona e família pobre e desestruturada – que fez uma carreira de modelo, que enriqueceu, que conheceu muita gente famosa e que vai se entortando e se transformando numa exploradora. Ela fala que é uma mulher cheia de talentos. Sim, é muito talentosa, mas utiliza seus talentos junto com muita ilegalidade. Chocante, arrepiante, preocupante. É muito inteligente e logo que saia da prisão, saberá muito bem o que fazer para viver bem. Preocupante é também a facilidade com que convence outras mulheres, meninas jovens, homens, das suas teorias sobre qualquer especialidade que ela decide que é especialista. Manipuladora? Parece ser, mas as pessoas escorregam na sua manipulação, aparentemente, com muita facilidade.
Estamos muito frágeis, sem aprender a saber com quem devemos falar, em quem acreditar, em ser únicas. Fazemos com muita facilidade o que outros dizem para fazer, aceitamos fazer coisas horríveis, nos colocamos em situações de fragilidade e dependência sem cuidado e depois é um enorme problema para sair desse lugar. Além disso, parece que deixamos de saber resolver nossos problemas. Sempre é necessário que outra pessoa nos diga o que fazer com a nossa vida. Meu Deus. Precisamos acordar.
Assista, para entender do que falo, para estar atenta e se cuidar, se proteger e aprender a se resolver. Todos podemos precisar de ajuda de especialistas, ok, mas ir atrás de ídolos cegamente e na primeira dificuldade aceitar que qualquer pessoa entre na sua mente, sem nem ser verdadeiramente especialista, está errado. Escolha melhor quem mexe com você, quem ajuda você, quem entra na sua vida.
Um choque!
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Kat Torres ganhou fama como modelo e influenciadora de beleza e bem-estar no Instagram. Ela oferecia serviços de coach com a promessa de "amor, dinheiro e a auto-estima que você sempre sonhou". Hoje, ela está detida em um em presídio em Bangu, no Rio de Janeiro, condenada a oito anos de prisão por tráfico humano e escravidão.
As investigações envolvendo Kat Torres começaram em setembro de 2022, quando duas jovens brasileiras que moravam na mesma casa que Kat Torres nos Estados Unidos foram dadas como desaparecidas - dando início a uma operação de buscas do FBI e das famílias das garotas.
Neste documentário, nosso repórter João Fellet e a BBC Eye, equipe investigativa da BBC, conversam com várias garotas que dizem terem sido vítimas de Kat Torres. Nossa reportagem também conversa com a própria Torres dentro da prisão. Confira.
Direção: BBC
Link do Documentário no Youtube