Há um pragmatismo intrínseco nos Asperger que nos desnorteiam, um senso prático muito sério, formal, que nos parece muitas vezes meio dissonante, mas que na verdade é apenas muito mais sincero do que estamos acostumados a lidar nas nossas vidas “ditas normais”. Isso já poderia colocar DIECISIETE numa posição de destaque para que o assistíssemos, mas o filme é muito mais delicioso ainda porque trata de questões humanas complexas, abandonos, doença, assistência médica, seguridade social e respostas que podem ser lidas como marginais, antissociais ou totalmente dedicadas à questão da união familiar, cabendo a nós redimensionarmos nosso olhar até que nele caiba a grandeza do olhar de uma pessoa desajustada – ou – de um mundo desajustado, onde algumas pessoas têm a coragem de tentar ajustar.
Nesse sentido, Biel Montoro está perfeito. Na verdade, sua interpretação tem uma dimensão tamanha que se confunde com a vida real. O filme, de maneira intensa, dá vazão a questões que nos consomem silenciosamente no curso da vida e que ganham voz em DIECISIETE que, com um roteiro justo, na medida exata, nos coloca diante de cenários simples, mas de trama complexa.
Deve ser assistido. Familiarmente, individualmente, em pares ou coletivos.
Deve ser discutido.
Deve ser assimilado e compartilhado.
Poderíamos talvez ser um pouco mais próximos das verdades que ele defende.
Ana Ribeiro, diretora de cinema, teatro e TV
Um filme delicioso. Um filme imperdível. Um jovem que ultrapassa imensas leis da sociedade, sempre com a melhor intenção. Por causa dessas ilegalidades, a sociedade lhe impõe deveres. Ele sempre vê o lado prático, puro e intenso da vida. Ele nos mostra – e mostra ao seu irmão – que vale a pena viver de forma pura, sincera e com entrega total. Que não interessa nada o que os outros dizem, mas interessa muito seguir o que sentimos e fazer tudo o que podemos pelos que amamos.
Aborda vários temas da vida que são muito importantes: respeitar a lei, respeitar a vida, o amor aos animais, o amor aos familiares, o que se pode aprender com os animais, etc, etc, etc.
Excelente para ver com filhos ou sobrinhos adolescentes, adultos jovens, juntamente com os idosos da família. Tem imensos temas reais que valem a pena, que merecerão parar o filme de vez em quando para conversar, discutir, entender, amadurecer.
Biel Montoro é um ator espetacular. Espetacular. Um jovem com um futuro muito promissor pela frente. Todos os atores são bons, intensos, mas Biel é realmente fascinante.
Um filme imperdível.
Ana Santos, professora, jornalista
Sinopse: Para encontrar um cachorro de rua com quem ele fez amizade, um menino de 17 anos foge de um centro de internação juvenil e se junta ao irmão mais velho em sua busca.
Direção: Daniel Sánchez Arévalo
Elenco: Biel Montoro, Nacho Sánchez, Lola Cordón.
Trailer e informações:
https://www.imdb.com/title/tt8988748/?language=pt-br
Filmaço, gente!!